Bourbon Street Fest celebra 20 anos com shows gratuitos e atrações de Nova Orleans

Ivan Neville
Ivan Neville Foto: Mint Talent Group/Divulgação

O Bourbon Street Fest, um dos mais antigos e aguardados festivais de música negra do Brasil, celebra em 2025 duas décadas de história com uma edição especial e memorável. Criado em 2003 pelo Bourbon Street Music Club, reconhecido internacionalmente como uma das melhores casas de jazz do mundo, o festival já trouxe ao Brasil mais de cem artistas da vibrante cena musical de New Orleans, reunindo mais de meio milhão de pessoas ao longo de suas edições.

A 20ª edição marca o retorno da festa às ruas e à essência que a tornou um dos eventos mais esperados do calendário cultural de São Paulo. A estreia será no domingo, 24 de agosto, no Parque Villa Lobos, com shows gratuitos e diurnos. A programação noturna seguirá no Bourbon Street Music Club de 24 a 30 de agosto, encerrando em grande estilo com a tradicional e aguardada festa na Rua dos Chanés, em Moema, no domingo, dia 31 de agosto, também com shows gratuitos.

Line-up e atrações confirmadas

Este ano, o line-up reúne grandes nomes que simbolizam a atual cena musical de New Orleans, transitando por ritmos como jazz, soul, rhythm & blues e funky. O festival contará com artistas consagrados e revelações que já passaram pelo New Orleans Jazz & Heritage Festival, o maior festival de música americano.

Entre as atrações já confirmadas, destacam-se:

  • The Rumble: Fenômeno da nova geração que une o poder do funk com as tradições indígenas locais, liderada pelo Big Chief Joseph Boudreaux Jr. da tribo Young Eagles Black Masking. A banda promete uma apresentação eletrizante e cheia de identidade.
  • Ivan Neville & Nola All Stars Band: Herdeiro de uma das famílias mais influentes da música de New Orleans e líder da banda Dumpstaphunk, Ivan Neville traz ao festival sua combinação irresistível de funk, soul e rock.
  • Tony Hall: Um dos maiores baixistas do mundo, com passagens por bandas de grandes nomes da música internacional. Hall retorna ao Bourbon Street Fest para mais uma apresentação dançante e arrebatadora.
  • Shannon McNally: Estreante no festival, a aclamada cantora e compositora americana representa o lado folk e soul, com voz marcante e interpretação contagiante.

Três novidades também farão sua estreia no festival:

  • Tom Worrell: Pianista virtuoso e veterano da cena de New Orleans, traz elegância e groove em apresentações de altíssimo nível ao lado de Luciano Leães, apresentando o autêntico New Orleans Piano.
  • Danny Abel e Ari Teitel: Dois grandes guitarristas da nova safra de músicos de New Orleans. Abel conecta tradição e inovação, enquanto Teitel traz um repertório com pegada funky e riffs poderosos.

Cultura, gastronomia e compromisso social

Além da música, o festival continua celebrando a cultura e a gastronomia da Louisiana, com pratos típicos da culinária Cajun e Créole – como o famoso Jambalaya – em versões adaptadas. O sanduíche Muffuletta, tradicionalíssimo em New Orleans, retorna ao cardápio do Bourbon Street, acompanhado de drinks especiais.

Mantendo seu compromisso social, o festival realizará mais uma edição do projeto de formação de plateia, com atividades para jovens músicos da periferia paulistana. O evento também receberá novamente a Favela Brass, grupo carioca inspirado nas Second Lines de New Orleans, formado por adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro, que se apresentará na tarde de shows gratuitos no Parque Villa Lobos.

O Bourbon Street Fest – 20 anos conta com o patrocínio de Sadia Speciale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e Hotéis.com, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de São Paulo (PROMAC).

A programação completa e mais novidades serão divulgadas em breve!


Serviço:

Parque Villa Lobos – shows gratuitos

  • Data: 24 de agosto
  • Horário: 13h00 às 19h00
  • Local: Parque Villa Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros, São Paulo – SP
  • Classificação Indicativa: Livre
  • Entrada: Gratuita

Bourbon Street Music Club – shows noturnos

  • Data: 24 a 30 de agosto
  • Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
  • Horários:
    • 24 de agosto (Domingo): 19h
    • 26 de agosto (Terça-feira): 20h30
    • 27 de agosto (Quarta-feira): 21h
    • 28 de agosto (Quinta-feira): 21h30
    • 29 de agosto (Sexta-feira): 22h
    • 30 de agosto (Sábado): 22h