15/07/2024 - 14:41
O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) criticou a fala do prefeito Ricardo Nunes (MDB) a respeito das invasões à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Em sabatina promovida pelo site UOL e pelo jornal Folha de S. Paulo, Nunes disse que o episódio não foi uma tentativa de golpe de estado.
+ Ricardo Nunes diz que 8 de janeiro não foi tentativa de golpe e critica pena a envolvidos
“É escandaloso que o prefeito da maior cidade do Brasil negue a tentativa de golpe de 8/1. Passou pano para Bolsonaro, mais uma vez. São Paulo é uma cidade diversa e democrática, não quer um prefeito que abraça a extrema-direita e seus métodos violentos”, escreveu Boulos.
É escandaloso que o prefeito da maior cidade do Brasil negue a tentativa de golpe de 8/1. Passou pano para Bolsonaro, mais uma vez. São Paulo é uma cidade diversa e democrática, não quer um prefeito que abraça a extrema-direita e seus métodos violentos.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 15, 2024
Segundo Nunes, a maioria dos envolvidos nos atos antidemocráticos são “humildes, ambulantes, aposentados”. O prefeito ainda criticou a pena atribuída aos protagonistas do episódio e comparou o 8 de janeiro ao 23 de setembro de 2015, quando manifestantes, grande parte do MTST, invadiram prédios do Ministério da Fazenda para protestar contra o governo Dilma Rousseff.
“Se a gente entrar no Google e colocar ‘Boulos invade ministério’ vai sair na capa a foto do Boulos em cima da mesa de uma invasão de um prédio público do Ministério da Fazenda. Não tem diferença com relação à questão das invasões do prédio público (do 8 de janeiro)”, declarou Nunes durante a sabatina.