O finlandês Valtteri Bottas conseguiu neste sábado a pole position nos treinos classificatórios do Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin, enquanto que seu companheiro da Mercedes, Lewis Hamilton, que está com a mão na taça, vai largar na quinta colocação.

Bottas superou a Ferrari do alemão Sebastian Vettel e a Red Bull de Max Verstappen. O piloto finlandês é o único que ainda pode desafiar o britânico Hamilton. Para se manter com chances, terá que vencer a corrida de domingo e torcer para que Hamilton não supere o oitavo lugar.

Foi a pior classificação do atual campeão em solo americano, apesar de só ter ficado a três décimos de seu companheiro de equipe. Hamilton não conquista uma pole desde o Grande Prêmio da Alemanha em julho.

Para Bottas, que fez sua melhor volta no Q3, foi sua primeira pole nos Estados Unidos, sua quinta nesta temporada e a décima primeira de sua carreira.

Alex Albon foi sexto na segunda Red Bull na frente das duas McLaren de Carlos Sainz e Lando Norris, com Daniel Ricciardo nono pela Renault e Pierre Gasly décimo pela Toro Rosso.

“Estou muito contente. Fazer esse tipo de volta em uma pista como esta é uma boa sensação”, disse Bottas.

“Em minha última volta, eu estava perdendo aderência em geral, então fico feliz de que ninguém tenha melhorado nas segundas corridas. Foi difícil para mim ontem (sexta-feira), então fiz meu trabalho hoje e encontrei o que precisava no Q3”, resumiu Bottas.

Em condições significativamente mais quentes, o que levou muitos a descartar jaquetas e abrigos, Leclerc estava ansioso para deixar uma boa impressão já no Q1 depois de perder a sessão da manhã após uma falha do motor.

Verstappen, que seguia abalado pela frustração depois de ser sancionado perdendo a pole no GP do México na semana passada, foi o segundo mais rápido pela Red Bull, na frente de Bottas, na segunda Mercedes.

– Recorde superado –

“Achamos que a pista melhorou, então daremos outra volta”, disse o engenheiro de Bottas enquanto ele e Hamilton ficaram fora para analisar as condições do circuito.

Enquanto isso, Norris liderou o Q1 e Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, e os dois pilotos da Williams, George Russell e Robert Kubica, ficaram fora.

Os pilotos da Mercedes, ambos com pneus médios, saíram primeiro para o Q2 com as Ferrari atrás.

Hamilton marcou o ritmo de Bottas até que Verstappen, da Red Bull, com médios, e Albon, com pneus macios, ficaram em terceiro e primeiro.

A volta de Albon em 1:32.898 o colocou ao alcance do recorde de voltas de classificação de Hamilton de 2018 e os seis primeiros ficaram separados por apenas três décimos de segundo.

Junto com Verstappen, tanto Kevin Magnussen quanto Sainz também se classificaram para seu Grande Prêmio de número 100.

No Q3, Bottas bateu o recorde de classificação de Hamilton em 1:32.029 em sua primeira volta, superando Vettel, Verstappen, Leclerc e o britânico, quinto e três décimos mais lento.

— Grid de largada do GP dos EUA:

1ª fila:

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

2ª fila:

Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

3ª fila:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Alexander Albon (TAI/Red Bull-Honda)

4ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault)

Lando Norris (GBR/McLaren-Renault)

5ª fila:

Daniel Ricciardo (AUS/Renault)

Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)

6ª fila:

Nico Hülkenberg (ALE/Renault)

Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)

7ª fila:

Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Honda)

Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes)

8ª fila:

Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)

Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari)

9ª fila:

Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari)

George Russell (GBR/Williams-Mercedes)

10ª fila:

Robert Kubica (POL/Williams-Mercedes)

Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes)

bds/jld/sk/str/dj/meh/ao/aam