O Botafogo conquistou nesta quarta-feira (8) um importante triunfo na Copa Libertadores-2024 ao vencer a LDU por 2 a 1 em casa, pela quarta rodada do Grupo D do torneio.

Os gols de Hugo e Junior Santos, um em cada tempo, deram ao time carioca uma vitória difícil contra a equipe equatoriana.

Na primeira jogada de ataque do Botafogo, Luiz Henrique cruzou da direita e Hugo, entrando sozinho, finalizou livre para abrir o placar (31′).

A LDU conseguiu empatar nos acréscimos da primeira etapa com uma cabeçada de Michael Estrada (45’+1).

No segundo tempo, Junior Santos entrou em velocidade na área e chutou cruzado, colocando o time alvinegro novamente na frente (69′). O gol foi confirmado pelo VAR, que não acusou impedimento do atacante.

O jogo também foi marcado por uma outra consulta ao VAR que paralisou a partida durante dez minutos.

Luiz Henrique perdeu a bola na zona defensiva e ela sobrou para Arce, que acertou a trave e após uma série de rebotes, Estrada, de calcanhar, conseguiu mandar para o fundo da rede. Após a longa checagem o árbitro acabou anulando o gol por impedimento de Estrada.

Com a vitória, o Botafogo, que começou a rodada na última posição do grupo após ter perdido os dois primeiros jogos, subiu para a segunda colocação, empatado com o Junior Barranquilla, ambos com 6 pontos, e está na zona de classificação para as oitavas de final pela primeira vez.

Já a LDU, que se tivesse vencido no Estádio Nilton Santos teria assumido a liderança isolada, ficou na lanterna e precisa vencer os dois jogos restantes em casa para se manter viva no torneio.

Na próxima rodada, o Botafogo vai visitar o Universitário em Lima enquanto a LDU vai receber o Junior em casa.

— Ficha técnica

Copa Libertadores 2024 – Grupo D – Quarta rodada

Botafogo – LDU 2 – 1

Local: Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro)

Árbitro: Darío Herrera (ARG)

Gols:

Botafogo: Hugo (31′), Junior Santos (69′)

LDU: Estrada (45’+1)

Cartões amarelos:

Botafogo: Lucas Halter (45′), Marlon Freitas (51′), Luiz Henrique (56′), Diego Hernández (90′)

LDU: Estrada (45’+7), Domínguez (72′), Piovi (82′)

Escalações:

Botafogo: John Victor – Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos, Hugo – Danilo (Gregore 68′), Marlon Freitas (cap), Luiz Henrique (Diego Hernandez 68′), Savarino (Tchê Tchê 87′), Jeffinho (Óscar Romero 46′) – Junior Santos. Técnico: Artur Jorge.

Liga de Quito: Alexander Domínguez – Jose Alfredo Quinteros Ordonez, Ricardo Adé, Facundo Rodriguez, Leonel Quiñónez, Luis Estupiñán (Alexander Alvarado 77) – Gabriel Villamil (Lisandro Alzugaray 77), Ezequiel Piovi (cap), Jhojan Julio (Marco Angulo 57) – Alex Arce, Michael Estrada (Jairón Charcopa 62). Técnico: Josep Alcácer.

bds/cl/prb/aam