Com o acesso garantido para a Série A, o Botafogo foi além e decidiu transformar as listras do seu uniforme em barras de gráficos que indicam a desigualdade causada pelo racismo. Batizada de o “Manto da Desigualdade”, a camisa será usada pelo fogão no próximo domingo (21) contra o Brasil de Pelotas-RS.
A ação em parceria com a Centrum, patrocinadora do alvinegro carioca, faz parte do fim semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, mais especificamente no próximo sábado (20).

“A iniciativa volta a explorar o amplo potencial do futebol como ferramenta de conscientização coletiva, desta vez com foco na inclusão social e na luta contra a violência e a discriminação racial. O objetivo é debater, alertar e educar torcedores, amantes do futebol, profissionais dos clubes, jornalistas e toda a população brasileira sobre a discriminação racial dentro e fora de campo”, explica o clube em nota oficial.
Outra iniciativa do Botafogo é leiloar as camisas usadas pelos jogadores na partida do próximo domingo. Além disso, o clube promete doar o valor arrecadado ao Observatório de Discriminação Racial no Futebol. Para os torcedores interessados, o fogão vai disponibilizar 1 mil nas loja virtual do Botafogo, com preços de R$ 249,90 e R$ 259,90.
“Essa ação é de grande relevância para a sociedade e entendendo isso, tivemos total apoio da Estrelabet, que cedeu a posição de master para a Centrum e ainda contribuirá também com o debate sobre o tema de racismo no futebol. O clube fica muito feliz em poder colaborar de alguma forma com as discussões sobre o tema e ainda contar com o apoio irrestrito dos seus parceiros”, ressaltou o diretor de negócios Lênin Franco.

Vítor Silva/ BFR