Uma vitória para aliviar a tensão e sair da zona do rebaixamento era o que o Botafogo precisava para voltar a aspirar algo melhor no Campeonato Brasileiro. Para não voltar ao grupo dos quatro piores da competição, o time quer surpreender o Corinthians, neste domingo, às 16 horas, no Itaquerão, em São Paulo, em jogo pela nona rodada da Série A.

Apesar da bom resultado contra o América Mineiro na quarta-feira, a situação é crítica, já que o time possui apenas oito pontos e enfrenta um adversário que luta pelo título, que tem 13 pontos e busca recuperação após perder para o Fluminense, no seu primeiro jogo após a saída do técnico Tite, que vai assumir a seleção brasileira.

Ter uma equipe considerada ideal sempre foi o pensamento do técnico Ricardo Gomes. Após ter encontrado um time no Campeonato Carioca, o treinador foi obrigado a fazer uma série de mudanças no início do Brasileirão, em virtude de lesões e derrotas. Contra o América, ele parece ter encontrado uma formação e não pretende fazer modificações.

A única que pode acontecer é a entrada de Dierson no lugar de Airton. O volante voltou a se queixar de dores musculares e será reavaliado. Na armação, o argentino Gervasio Núñez, finalmente, conseguiu fazer uma boa atuação com a camisa alvinegra e receberá mais uma oportunidade entre os 11 iniciais.

Havia a expectativa pelo retorno de Joel Carli, mas o jogador não foi relacionado, assim como o jovem Emerson. Dessa forma, Renan Fonseca e Emerson Silva formam a dupla de zaga. Apesar de ser apontado como azarão no confronto, o time carioca acredita ter capacidade para surpreender e criar um novo clima no clube.

“O ambiente está muito mais leve. Conversei com o Leandrinho isso. Agora dá pra ir a restaurante, shopping, é tudo diferente. Ninguém fica feliz com a derrota”, disse o lateral-direito Luís Ricardo.