Esportes

Botafogo enfrentará Flamengo e Palmeiras na Ilha do Governador, confirma CBF

A CBF confirmou nesta quarta-feira os dois primeiros jogos do Botafogo no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, a sua nova casa neste Campeonato Brasileiro. Receberá o Flamengo, no próximo dia 16, um sábado, às 16 horas, pela 15.ª rodada, e depois jogará contra o Palmeiras, no dia 1.º de agosto, uma segunda, às 20 horas, pela 17.ª rodada.

Sem poder contar com o Engenhão e o Maracanã por causa dos Jogos Olímpicos, o clube alvinegro havia anunciado em abril que mandaria os seus jogos na Ilha do Governador, que pertence à Portuguesa. Para isso precisou arcar com os custos da instalação de uma arquibancada móvel, deixando o local com capacidade para 18 mil torcedores, e também bancar as reformas dos vestiários e do gramado.

O clube havia cogitado inicialmente mandar os seus jogos no estádio Caio Martins, em Niterói (RJ). Mas o projeto para construção de arquibancadas móveis não foi aprovado pela prefeitura local. Conseguiu o Luso Brasileiro, que mais uma vez se tornou alternativa para os times cariocas.

Às vésperas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de 2007, quando Engenhão estava sendo construído e o Maracanã passava por reformas, Botafogo e Flamengo firmaram uma parceria com a Petrobrás, fizeram melhorias no estádio e mandaram seus jogos lá em 2005 e 2006.