O Botafogo se classificou nesta quarta-feira (13) para a fase de grupos da Copa Libertadores-2024 ao empatar em 1 a 1 em sua visita ao Red Bull Bragantino, a quem já havia vencido por 2 a 1 no jogo de ida desta terceira fase preliminar.
Um gol de Junior Santos no segundo tempo (76′), no primeiro e único chute do Botafogo na direção da meta adversária em toda a partida, colocou o time carioca na frente.
O Bragantino, que empatou com gol de Tallisson dez minutos depois (86′), entrou em desespero na reta final. Embora tenha jogado com um jogador a mais após a expulsão do veterano Damián Suárez no início do segundo tempo, o time paulista não conseguiu fazer o gol da vitória, que deixaria tudo igual no placar agregado.
Com a classificação, o Botafogo será o sétimo brasileiro na fase de grupos da principal competição continental da América do Sul, ao lado de Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.
— Ficha técnica
Local: Estádio Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Gols:
Red Bull Bragantino: (85′)
Botafogo: Santos (75′)
Cartões amarelos:
Red Bull Bragantino: Capixaba (90’+6)
Botafogo: Danilo (20′), Marçal (43′), Gatito (45’+1), Tiquinho (79′), Janderson (89′)
Expulsões:
Botafogo: Suárez (50′)
Escalações:
Red Bull Bragantino: Cleiton (cap.) – Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Candido, Juninho Capixaba – Jadson Silva (Matheus Fernandes 78′), Eric Ramires (Laquintana 59′), Lincoln (Guilherme Lopes 77′) – Helinho, Eduardo Sasha (Talisson 78′), Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.
Botafogo: Gatito Fernández (cap.) – Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza, Marçal – Danilo (Gregore Silva 71′), Marlon Freitas, Eduardo (Mateo Ponte 54′) – Junior Santos (Tchê Tchê 82′), Savarino (Hugo 71′), Tiquinho Soares (Janderson 82′). Técnico: Fábio Matias.
./bds/cl/prb/aam