Botafogo e Vasco disputam, neste domingo, às 11 horas, no Engenhão, o primeiro jogo da decisão da Taça Rio. Mais do que o título de uma competição que perdeu importância nos últimos anos, principalmente nesta temporada, quando passou a ser um prêmio de consolação para os times que ficaram de quinto a oitavo lugares no Campeonato Carioca, as tradicionais equipes buscam aumentar o moral para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, com início previsto para daqui duas semanas.

Na fase de classificação, o Vasco terminou em quinto e o Botafogo em sétimo. Eliminados da fase final do Carioca, disputaram as semifinais da Taça Rio. O time de São Januário superou o Madureira após derrota no jogo de ida por 1 a 0 e vitória na volta por 2 a 1, enquanto o time alvinegro bateu o Nova Iguaçu depois de um empate por 0 a 0 na ida e uma vitória por 1 a 0 na volta. Quando se enfrentaram, os rivais ficaram no empate em 1 a 1 em São Januário.

Em sua 19ª decisão de Taça Rio, o Vasco vai tentar impor o estilo de jogo adotado durante o Carioca, que busca o bom toque de bola, triangulações e a chegada rápida ao ataque. Com isso, o treinador espera que o trio ofensivo, formado por Pec, Cano e Morato seja efetivo para conseguir os gols necessários para obter a vitória.

A experiente defesa, que conta com o goleiro Vanderlei, o lateral Zeca e o zagueiro Leandro Castan, é o ponto de destaque da equipe e recebeu elogios nos últimos jogos por parte do técnico Marcelo Cabo.

No Botafogo, o técnico Marcelo Chamusca aponta que o maior desafio é manter a regularidade do time nos 90 minutos. No confronto com o Nova Iguaçu, o treinador gostou do desempeno da marcação no primeiro tempo, mas revelou que na segunda etapa o time não esteve bem e proporcionou boas chances para o rival.

Além da perspectiva de melhorar o entusiasmo dos jogadores para a Série B, as duas diretorias estão de olho no prêmio de R$ 1 milhão reservado ao time campeão, dinheiro que vai ajudar a melhorar situação financeira caótica pela qual os clubes passam. A partida de volta acontecerá no sábado, dia 22, às 15h, em São Januário.