Botafogo e Fluminense fazem o ‘Clássico Vovô’ como líderes da Taça Guanabara

Marina Garcia/Fluminense F.C.
Botafogo e Fluminense voltam a se enfrentar na 6ª rodada do Brasileirão Foto: Marina Garcia/Fluminense F.C.

Com bom desempenho neste início de temporada, Botafogo e Fluminense se enfrentam neste domingo (1), às 20h30, no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara. O ‘Clássico Vovô’ coloca frente a frente os líderes de seus respectivos grupos e promete fortes emoções no cenário estadual.

O Botafogo lidera o Grupo B, com nove pontos, e vive grande momento. Na última rodada, superou o Bangu por 2 a 0. Além do triunfo sobre o tradicional clube de Moça Bonita, o elenco comandado por Martín Anselmi chega embalado após a goleada por 4 a 0 sobre o Cruzeiro, no Engenhão, na estreia do Brasileirão.

O Fluminense também atravessa boa fase. Líder do Grupo A, igualmente com nove pontos, vem de vitória importante por 2 a 1 sobre o Flamengo na última rodada do Carioca, resultado que aumentou a confiança para o clássico. Além disso, o grupo comandado por Luís Zubeldía estreou com três pontos no Brasileirão, ao bater o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã.

De olho no Brasileirão, já que encara o Grêmio na próxima quarta-feira (4), em Porto Alegre (RS), o Botafogo provavelmente entrará em campo com algumas mudanças em relação ao time que goleou o Cruzeiro. O lateral-esquerdo Marçal, que vem atuando como zagueiro, o meia Jordan Barrera e os atacantes Artur e Matheus Martins devem ser novidades no time titular.

A comissão técnica não poderá contar com o zagueiro Kaio Pantaleão e os atacantes Chris Ramos e Joaquín Correa, todos no departamento médico do clube. Além do trio, o zagueiro Ytallo e o atacante Lucas Villalba, reforços anunciados para a sequência da temporada, ainda não foram registrados por causa do transfer ban aplicado pela Fifa.

O técnico Martín Anselmi celebrou o triunfo sobre o Cruzeiro, mas destacou que o grupo precisa encarar cada jogo com seriedade, mantendo o foco e “a fome de vencer”. O argentino também teceu elogios ao elenco.

“Temos que ter os pés no chão, pois a temporada é muito longa e está apenas começando. Queremos competir jogo a jogo. Tenho um elenco curto, mas que tem muita fome e vontade de trabalhar. Todos estão comprometidos e sempre prestando atenção, focados no trabalho. É um prazer comandá-los”, disse o técnico argentino.

O Fluminense deve adotar um planejamento parecido, porque volta a campo pelo Brasileirão na próxima quinta-feira (5), contra o Bahia, em Salvador (BA). O lateral-direito Guga, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Facundo Bernal, o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Everaldo e Santiago Moreno são cotados para entrar no clássico.

O volante Hércules e o atacante Soteldo estão em processo de transição física e são dúvidas para o confronto. O centroavante Germán Cano, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, é desfalque confirmado.

Zubeldía comentou sobre a busca da diretoria por um camisa 9, posição considerada carente por parte da torcida. Apesar dos pedidos dos torcedores, o treinador valorizou o elenco e aprovou a disputa interna por vaga. “A ideia é poder trazer jogadores que possam vestir rapidamente a camisa do Fluminense e dar algo a mais que as equipes precisam para seguir crescendo. Se há uma boa competição interna e um bom grupo, a equipe cresce. Estamos em busca disso. Não é fácil achar um centroavante, então trazer por trazer não tem sentido. Contratar para deixar o torcedor contente não vai ajudar o clube”, explicou Zubeldía.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLUMINENSE

BOTAFOGO – Neto; Marçal, Alexander Barboza e Newton; Vitinho, Allan, Jordan Barrera e Alex Telles; Artur, Arthur Cabral e Matheus Martins. Técnico: Martín Anselmi.

FLUMINENSE – Fábio; Guga, Jemmes, Freytes e Guilherme Arana; Facundo Bernal, Martinelli e Ganso; Santi Moreno, Everaldo e Kevin Serna. Técnico: Luís Zubeldía.

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).