Botafogo confirma contratação de Davide Ancelotti como treinador

SÃO PAULO, 9 JUL (ANSA) – O Botafogo formalizou a contratação de Davide Ancelotti, filho do técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, como seu novo treinador.   

O italiano terá sua primeira experiência no comando de uma equipe profissional e assinou contrato até o fim da temporada de 2026, substituindo Renato Paiva, demitido após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.   

Davide levará ao Botafogo dois assistentes: o espanhol Luís Tevenet e o britânico Andrew Mangan, além do preparador físico italiano Luca Guerra.   

“A contratação de Davide Ancelotti representa mais um passo estratégico no fortalecimento do projeto esportivo da SAF [Sociedade Anônima do Futebol], com base em inovação, ambição e protagonismo internacional”, diz um comunicado do “Glorioso”.   

Segundo a nota, o filho de Ancelotti foi escolhido por ter um “perfil global, com vivências nos maiores clubes do mundo”, e por ter uma “forte ambição de construir seu próprio legado”, além de “reforçar o posicionamento do Botafogo como um dos projetos mais modernos, ousados e relevantes do futebol sul-americano”.   

Como assistente de Ancelotti, Davide já passou por clubes como PSG, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton.   

“Seja bem-vindo, Davide Ancelotti, ao clube da Estrela Solitária. Juntos, vamos em busca de novos capítulos de excelência”, conclui o comunicado.   

Com a contratação pelo Botafogo, o jovem treinador de 35 anos foi liberado de suas funções na comissão técnica da seleção, mas deve ser “convocado pontualmente para a preparação final” para a Copa do Mundo de 2026, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).   

“Desejamos a Davide Ancelotti sucesso em seus novos desafios e reafirmamos nossa confiança em seu retorno ainda mais forte à seleção”, salientou a entidade. (ANSA).