O Borussia Dortmund se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, ao empatar em 2 a 2 com o Sevilla, no jogo de volta da principal competição europeia de clubes, com dois gols de Erling Haaland.

O atacante norueguês abriu o placar no primeiro tempo (35) e ampliou convertendo um pênalti no início da segunda etapa (54). Youssef En-Nesyri diminuiu também cobrando uma penalidade máxima (68) e cabeceou para deixar tudo igual já nos acréscimos (90+6).

O resultado leva à próxima fase o Dortmund, que já havia vencido por 3 a 2 em Sevilha na partida de ida.

O garoto-prodígio Haaland comentou o triunfo após a partida: “Foi um jogo difícil, estou cansado, mas é muito bom estar classificado para a próxima fase”.

O jovem artilheiro ganhou até elogios de Julen Lopetegui, técnico do Sevilla: “Fomos punidos por um jogador que vai marcar sua época”.

– Norueguês brilha de novo –

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O Sevilla partiu para cima desde o início em busca da virada no BVB Stadion, em Dortmund, pressionando o Borussia, que passou a primeira meia hora afastando o perigo da sua área.

O Borussia lutou para recuperar as bolas e sair de seu campo, mas quando o Sevilla mais dominava, um erro na saída levou ao gol alemão.

O Dortmund roubou a bola perto da área adversária, Marcos Reus foi até a linha de fundo tocando para trás, e Haaland finalizou à queima-roupa abrindo o placar aos 35 minutos.

O gol complicou ainda mais a missão do Sevilla, que logo depois de voltar do intervalo viu Haaland aumentar o placar.

O norueguês chegou a marcar no minuto 48, mas seu gol foi anulado pelo árbitro após uma revisão do VAR, que na mesma visualização indicou um pênalti cometido poucos minutos antes sobre o atacante do Dortmund.

Haaland errou a cobrança, mas a penalidade teve de ser repetida e, na segunda, o norueguês converteu (54).

Aos 20 anos, o norueguês é o artilheiro da atual edição da Liga dos Campeões com 10 gols e o que mais rápido conseguiu chegar a 20 gols na mesma competição em apenas 14 jogos.

Haaland superou assim a marca de Harry Kane, que havia chegado aos 20 gols em 24 jogos, mas também ultrapassou a marca de Kylian Mbappé e seus 19 gols antes de completar 21 anos.

– Sevilla fica sem tempo –

O 2 a 0 no placar sacudiu o Sevilla, que se recusou a se render e acabou partindo com tudo ao ataque diante de um Dortmund mais fechado.

Ocampos forçou Hitz (58) a tirar com os punhos, e logo depois o goleiro se esticou todo para desviar um chute cruzado do argentino Alejandro ‘Papu’ Gómez (64) para escanteio.


A nova pressão sevillista foi recompensada quando Emre Can derrubou Luke de Jong na área causando um pênalti que En-Nesyri converteu (68).

Animado com o gol e consciente da necessidad de marcar mais dois para levar o jogo à la prorrogação, o Sevilla foi com tudo ao ataque.

E nos acréscimos, o mesmo En-Nesyri voltou a balançar a rede (90 + 6), o que deixou o Sevilla perto de forçar a prorrogação. Mas era tarde demais.

O atacante do time espanhol, Lucas Ocampos, se mostrou desapontado após a eliminação. “Foi um jogo difícil de assimilar, estou com um pouco de raiva, mas também de cabeça erguida e orgulhoso dos meus companheiros”, disse Ocampos ao canal Movistar Champions League.

gr/mcd/aam


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias