Após vencerem uma maratona de testes contra Covid-19 na chegada à “Ilha da Luta”, em Abu Dhabi (EAU), os 22 atletas escalados para o UFC 253, que será disputado na noite de sábado (26), encararam a balança nesta sexta-feira (25). Protagonistas do show, Israel Adesanya e Paulo Borrachinha confirmaram a luta com tranquilidade. Inclusive, o brasileiro foi o primeiro a registrar o peso e marcou 83,9kg. Já o campeão dos médios bateu 83,4kg.

Na primeira encarada, os dois lutadores mantiveram um tom de respeito, entretanto, nesta sexta o clima ficou quente. O brasileiro apareceu usando uma faixa-preta de Jiu-Jitsu, em referência à sua graduação na modalidade. Na sequência, Borrachinha de uma faixa-branca para Adesanya, que se irritou. Dana White, presidente do UFC, e outras pessoas precisaram acalmar os ânimos de ambos os lutadores.

Na outra disputa de título do card, que terá o cinturão vago dos meio-pesados em jogo, Dominick Reyes e Jan Blachowicz cravaram 93kg e se tornaram aptos para disputar o tão cobiçado posto de rei da divisão. Na encarada, os dois lutadores evitaram provocações e adotaram uma postura séria, mas amistosa.

Além de Borrachinha, mais três brasileiros vão fazer parte do UFC 253. Ketlen Vieira marcou 61,6kg na categoria dos galos, assim como a sua oponente Sijara Eubanks. Já o peso-leve Alex Leko ficou com 70,7kg, a mesma marca de Brad Riddell. Estreante no Ultimate, Danilo Marques registrou 93,4kg nos meio-pesados. O seu adversário, Khadis Ibragimov, também atingiu o mesmo número na pesagem.

Apenas dois atletas não conseguiram atingir a marca da categorias dos penas. Zubaira Tukhugov e Ľudovít Klein marcaram 68kg e extrapolaram 1,8kg o limite da divisão. Os confrontos contra Hakeem Dawodu (65,7kg) e Shane Young (66,2kg), respectivamente, estão mantidos na edição deste sábado. No entanto, cada atleta será penalizado com a perda de uma parte da bolsa, que será encaminhada aos adversários.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

As lutas que não têm disputa de título em jogo, os atletas podem usar uma libra (454g) de tolerância.

CARD COMPLETO:

UFC 253
Ilha da Luta, Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 26 de setembro de 2020

Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-médio: Israel Adesanya (83,4kg) x Paulo Borrachinha (83,9kg)
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes (93kg) x Jan Blachowicz (93kg)
Peso-mosca: Kai Kara-France (57,1kg) x Brandon Royval (57,1kg)
Peso-galo: Ketlen Vieira (61,6kg) x Sijara Eubanks (61,6kg)
Peso-pena: Hakeem Dawodu (65,7kg) x Zubaira Tukhugov (68kg)*

Card preliminar (21h, horário de Brasília)
Peso-leve: Brad Riddell (70,7kg) x Alex Leko (70,7kg)
Peso-meio-médio: Diego Sanchez (77,1kg) x Jake Mathews (77,1kg)
Peso-pena: Shane Young (66,2kg) x Ľudovít Klein (68kg)*
Peso-meio-pesado: William Knight (93kg) x Aleksa Camur (93,4kg)
Peso-pesado: Juan Espino (115,6kg) x Jeff Hughes (117kg)
Peso-meio-pesado: Khadis Ibragimov (93,4kg) x Danilo Marques (93,4kg)

*Estouraram em 1,8 kg o limite da categoria dos leves


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias