Um sargento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi preso na quarta-feira (4) pela Polícia Civil de Mato Grosso, suspeito de pilotar um helicóptero que transportava 280 quilos de cocaína, que caiu no domingo (1º) em Poconé (MT).

De acordo com a polícia, o bombeiro Alberto Ribeiro Pinto Junior, de 45 anos, foi flagrado ateando fogo em uma vegetação perto do local onde a aeronave caiu. Ele foi conduzido à Delegacia de Poconé, onde foi interrogado e autuado em flagrante pelos crimes de incêndio em lavoura ou pastagem e corrupção ativa.

Após um pedido da Polícia Federal, a Justiça também decretou a prisão temporária do suspeito por envolvimento com o tráfico de drogas. Conforme os agentes, Alberto foi encontrado deitado no chão, bastante sujo e debilitado. Questionado, ele alegou que foi até o local para buscar peças do veículo, apresentando várias contradições.

No trajeto para a Delegacia de Poconé, o piloto teria tentado negociar a sua liberação. “Era por volta das 21 horas, quando os policiais de Poconé estavam chegando com o suspeito no presídio de Chapada do Guimarães, e recebemos a notícia da expedição do mandado de prisão, relacionado as investigações da apreensão do entorpecente que estava no helicóptero que o suspeito pilotava”, explicou o delegado Maurício Pereira Maciel.

Droga apreendida

No domingo (1º), uma aeronave foi apreendida com 278,51 kg de cocaína, na zona rural de Poconé (MT).  A aeronave modelo Robson R44, matrícula PT-RMM, foi encontrada parcialmente destruída durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas.

A droga que estava na aeronave foi apreendida. O prejuízo total ao crime foi estimado em pouco mais de R$ 7 milhões (R$ 7.375.000,00).