O Ministério da Saúde palestino anunciou neste sábado (1º) a morte de cinco pessoas, incluindo um adolescente, em vários bombardeios israelenses na Cisjordânia ocupada, onde Israel realiza uma ampla ofensiva.
“Nesta noite, o corpo do mártir Ahmad Abdel Halim al Sadi, de 16 anos, chegou ao hospital Al Razi, acompanhado de outras duas pessoas em estado crítico, após um bombardeio israelense contra o bairro a leste de Jenin”, declarou o ministério em comunicado.
O adolescente e os dois feridos “foram atingidos por um drone da ocupação enquanto estavam na rua”, afirmou à AFP o governador de Jenin, Kamal Abu al Rub.
Um segundo bombardeio matou “dois jovens” em um carro em Qabatiya, cinco quilômetros ao sul de Jenin, informou horas depois.
Outros dois foram atingidos enquanto estavam em sua motocicleta e não sobreviveram, segundo ele.
O Exército israelense indicou que “atacou terroristas armados na área de Jenin”.
Na Cisjordânia, as forças militares ou colonos israelenses mataram pelo menos 877 palestinos, incluindo muitos militantes, desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.
Pelo menos 30 israelenses também morreram em ataques palestinos ou durante bombardeios israelenses no mesmo período, segundo dados oficiais israelenses.
he-csp/jd/dcp/eg/meb/ic