Bombardeio americano mata nove membros da Al-Qaeda no Iêmen

Um bombardeio matou nove membros do grupo extremista Al-Qaeda no sul do Iêmen, informaram neste sábado (24) fontes das forças de segurança iemenitas, que acusaram as forças militares dos Estados Unidos pelo ataque.

O balanço anterior era de cinco mortos.

Uma fonte das forças de segurança da província de Abyan disse à AFP que os bombardeios mataram nove pessoas do grupo, incluindo um de seus líderes locais.

A província de Abyan é vizinha de Aden, sede do governo iemenita reconhecido pela comunidade internacional.

O grupo Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), considerado pelos Estados Unidos o braço mais perigoso da rede extremista, surgiu no Iêmen em meio ao caos provocado pelo conflito no país.

A guerra, que começou em 2014, opõe o governo apoiado pela Arábia Saudita aos rebeldes huthis, apoiados pelo Irã.

No início de maio, Washington concluiu um acordo de cessar-fogo com os huthis com a mediação de Omã.

A trégua representou o fim dos ataques americanos lançados em retaliação aos bombardeios dos insurgentes contra navios na costa do Iêmen.

bur-ml-csp/vl/tp/sag/jvb/fp