‘#BolsonaroFree’: entenda por que hashtag divulgada por bolsonaristas é equivocada

'#BolsonaroFree': entenda por que hashtag divulgada por bolsonaristas é equivocada

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram publicações de apoio nesta semana com a hashtag “BolsonaroFree”, que em inglês significa “livre de Bolsonaro” e não “liberdade para Bolsonaro”. O erro semântico, cometido em posts feitos pelos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Mario Frias (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO), foi apontado por professores de inglês nas redes sociais. O termo chegou aos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).

+ Defesa de Bolsonaro aposta em 2 eixos: técnico e político

+ Como foi o segundo dia de julgamento de Jair Bolsonaro

“Hoje nós vamos continuar com a frase que está batendo recorde no mundo. #BolsonaroFree”, escreveu o parlamentar Gustavo Gayer. A hashtag foi compartilhada também por outros aliados ao ex-presidente, como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN).

No contexto em que movimentos pedem pela liberdade de algo ou alguém, a palavra “Free”, do inglês, deve vir antes do objeto para significar um “pedido de liberdade”. O termo, inclusive, já foi usado em casos como o da cantora Britney Spears, em que fãs escreviam “Free Britney”, e mais recentemente durante os conflitos entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza, em que ativistas publicavam “Free Palestine”.

Nas redes sociais, os professores de inglês Fabio Emerim, que dá dicas sobre o idioma nas redes sociais, e Jorge Henrique Alves, da página “Inglês Sem Neura”, explicaram que o uso da palavra “Free” após o nome do ex-presidente tem uma alteração de sentido, significando que algo está “Livre de Bolsonaro”.

“Por exemplo: sugar free (sem açúcar), gluten free (sem glúten), etc. Então ‘Bolsonaro Free’ significa ‘Sem Bolsonaro'”, explicou Emerim em uma publicação no X (antigo Twitter).

Após a repercussão do erro gramatical nas redes, apoiadores do ex-presidente passaram a usar a hashtag “FreeBolsonaro” em novas postagens.

Confira a explicação: