SÃO PAULO, 07 JUL (ANSA) – O presidente da República, Jair Bolsonaro, testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2), informou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, nesta terça-feira (07).   

“O resultado do teste de covid-19 feito pelo Pr Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, e disponibilizado na manhã de hoje, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, informou Faria através da conta no Twitter.   

Na segunda-feira (06), Bolsonaro falou para apoiadores que tinha apresentado sintomas da doença, como febre e dores no corpo, e que por isso se submeteu ao exame novamente. Aos 65 anos, o mandatário está na faixa de risco da doença.   

O anúncio vem após o presidente ter cumprido uma intensa agenda no fim de semana, com uma viagem à Santa Catarina, onde sobrevoou áreas afetadas por um ciclone bomba, e se reunir com o embaixador norte-americano Todd Chapman para celebrar o 4 de julho.   

A contaminação do presidente vem após ele descumprir, por muitas vezes, as regras recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio. Ele sempre era visto em público sem máscara – ou usando a proteção de maneira errada – além de criticar os governadores que impuseram medidas restritivas para evitar a propagação da doença. Também causou aglomeração por inúmeras vezes.   

Esses exames foram anunciados de maneira espontânea, diferentemente do que ocorreu em março, quando a Justiça precisou intervir para que ele mostrasse os exames de Covid-19 que deram negativo. (ANSA)