Bolsonaro tem medo da democracia

A campanha presidencial deste ano caminha, ao menos até o momento, a privilegiar temas que são instrumentais para obter a vitória eleitoral, mas não são os que realmente importam para o futuro do País. Os candidatos escolhem o terreno que preferem palmilhar, porém é fundamental redirecionar o debate eleitoral para os grandes problemas nacionais. O privilegiamento da pauta de costumes por parte de Jair Bolsonaro faz parte de uma estratégia de campanha que busca ocultar o desastre do combate à pandemia, os casos de corrupção e a falta de vitrine de realizações – afinal, o governo foi o pior da história republicana. Desviando para a pauta de costumes – e Lula já caiu recentemente nesta armadilha –, Bolsonaro reforça seus laços com sua base evangélica, legitima o discurso dos pastores e sinaliza para os bolsonaristas-raíz que ele continuará realizando o que eles chamam de “guerra ideológica.”

É importante destacar que a pauta de costumes tem sua relevância. Contudo, Bolsonaro rebaixa a discussão da questão com palavras vulgares e conclusões pueris. Demonstra uma ira pré-fabricada e constrói um passado que nunca existiu. A negação do presente e das novas contradições do mundo contemporâneo é um meio de buscar a polarização para fidelizar seus fanáticos seguidores. A eleição, portanto, é um mero pretexto para envenenar a sociedade brasileira com novos e velhos preconceitos distribuídos a esmo e sem nenhuma base científica.

O objetivo do nazifascista bolsonarista é de produzir o caos no processo eleitoral. Os extremistas não conseguem conviver com a pluralidade de ideias

Ao invés de tratar de milhões de crianças que passam fome, não têm acesso à escola, vivem em condições miseráveis e sem perspectivas de um futuro melhor, Bolsonaro vai, por exemplo, direcionar seu discurso para a proibição do aborto e a tentativa da “esquerda” de editar uma Bíblia gay – que deverá ser um dos motes da campanha desse ano substituindo o “kit gay” de 2018. Tudo sempre com muita mentira e temperado com teorias conspirativas e tendo no “gabinete do ódio” o instrumento para espalhar rapidamente as fakes news.

O objetivo central do nazifascista bolsonarista é de produzir o caos no processo eleitoral. Os extremistas não conseguem conviver com a pluralidade de ideias, com o debate democrático, com a divergência. Seu mundo é o do confronto, do ódio, da ignorância, do ressentimento, da vulgaridade. Teremos a eleição mais importante desde a redemocratização. O desafio aos democratas é de não cair na armadilha bolsonarista, que fará de tudo para transformar o processo eleitoral em uma guerra do Brasil consigo mesmo.

Tópicos

bolsonarista ou bolsominion bolsonaristas arrependidos bolsonaristas arrependidos 2021 bolsonaristas bbb bolsonaristas famosos bolsonaristas idiotas bolsonaristas manifestação bolsonaro 2022 bolsonaro hoje bolsonaro hoje auxílio emergencial bolsonaro hoje pela manhã youtube bolsonaro twitter Carlos Bolsonaro Eduardo Bolsonaro entrevista de bolsonaro hoje escolaridade de lula Flávio Bolsonaro fotos de bolsonaro hoje idade da namorada do lula Jair jair bolsonaro cpf jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro twitter Laura bolsonaro lula estudou até que série lula hoje lula idade lula namorada lula terminou o ensino médio O que é ideologia política de exemplos? O que é ser de esquerda ou de direita? O que é ser de extrema direita? O que é ser uma pessoa de esquerda? O que é uma pessoa de extrema esquerda? o que faz um ditador O que Lula fez no seu mandato? O que o PT fez de bom para o país? O que significa Bonoro? O que significa Jair Messias Bolsonaro? passeata bolsonaro hoje poder360 é bolsonarista provável vice de bolsonaro Quais os principais problemas que o governo Dilma enfrentou? Quais os tipos de ideologia política? Quais são os exemplos de ideologia? Quais são os programas sociais do governo PT? Qual a escolaridade do Jair Bolsonaro? Qual a idade do Lula atual? Qual a ideologia do Bolsonarismo? Qual a ideologia política no Brasil? Qual é a altura de Luiz Inácio Lula da Silva? Qual é o Partido do Lula? Qual é o significado do nome Jair? Qual é o significado do nome Messias? Qual foi o melhor período econômico do Brasil? Qual foi o presidente que mais fez pelo País? Qual o cargo de Lula no PT? quantas vezes lula se candidatou a presidente Quantos títulos de doutor honoris causa tem o Lula? Quem é a atual esposa de Lula? Quem é de direita no Brasil? Quem são Bolsominions? Quem são os netos de Lula? Renan Bolsonaro repercussão discurso bolsonaro hoje revista veja bolsonaro hoje youtube live bolsonaro hoje

Sobre o autor

Marco Antônio Villa é historiador, escritor e comentarista da Jovem Pan e TV Cultura. Professor da Universidade Federal de São Carlos (1993-2013) e da Universidade Federal de Ouro Preto (1985-1993). É Bacharel (USP) e Licenciado em História (USP), Mestre em Sociologia (USP) e Doutor em História (USP)


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.