O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter reformado sua casa de praia na Vila Histórica de Mambucada, em Angra dos Reis (RJ), por temer que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes bloqueie suas contas bancárias.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro não quis revelar quanto gastou, “mas paguei do meu bolso e tenho as notas fiscais”.

No final de 2017 e início de 2018, o jornal passou a investigar o patrimônio da família Bolsonaro, pois o patriarca estava na pré-campanha que o levou, meses depois, à Presidência da República.

Entre os imóveis identificados à época estava a casa de Mambucada. A construção ocupava boa parte de um lote de aproximadamente 700 metros quadrados, sendo formada em dois sobrados: um de frente para a rua principal da vila e o outro para os fundos, com acesso à praia.

No final de 2017, corretores da região avaliaram a casa de Bolsonaro em cerca de R$ 1 milhão. A propriedade é constantemente citada pelo ex-presidente como exemplo das críticas que sofre por parte de adversários, que atribuem à família uma “mansão de R$ 10 milhões” em Angra dos Reis.

O ex-presidente encontra-se em Mambucaba desde o início de janeiro deste ano. Ele aproveitou a estadia para mudar as janelas e portões, além de pintura nova em toda a fachada. No interior, há uma área da churrasqueira e uma sauna.

Dentro do imóvel também há estacionados dois jet-skis, um azul, do próprio Bolsonaro, e outro amarelo, que teria sido emprestado pelo empresário Renato Araújo Corrêa.

O ex-presidente foi o único a realizar obras na rua. Um de seus vizinhos construiu um puxadinho ao lado, com visão total da área de lazer de Bolsonaro.