O excelente Rodrigo Rangel, do site Metrópoles, publicou uma matéria avassaladora que, se totalmente correta, mais à frente, não só levará Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, para a cadeia, como destruirá de vez sua patética imagem de “mito”, e fará muito “patriotário” morrer de vergonha por ter se ajoelhado perante um ladrão.

Trata-se de uma espécie de “Caixa 2” com dinheiro público (claro). Saques vultosos e constantes com o cartão corporativo da Presidência, movimentações suspeitas em caixas eletrônicos de quartéis, pagamento de cartão de crédito de uma amiga íntima da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e muito mais.

O modus operandi, em tese, segundo a reportagem, segue o mesmo padrão das rachadinhas operadas pelo amigão de décadas da família, Fabrício Queiroz, o miliciano que entupiu a conta da esposa do presidente com 90 mil reais em cheques. Há fartas provas materiais que incriminariam, sempre segundo Rangel, o próprio Bolsonaro.

O elo de ligação é o tenente-coronel do Exército, Mauro Cesar Barbosa Cid, o “coronel Cid”, que teve o aparelho de celular apreendido por ordem de Alexandre de Moraes, há alguns meses, provocando um dos ataques de ira do ex-presidente contra o ministro. O conteúdo extraído do aparelho, de acordo com a reportagem, é explosivo.

Constam, de acordo com o Metrópoles:

TRANSAÇÕES FINANCEIRAS DO MILITAR DO EXÉRCITO QUE ATUAVA COMO AJUDANTE DE ORDENS DO EX-PRESIDENTE.

PAGAMENTO DE CONTAS DO CLÃ PRESIDENCIAL, EM DINHEIRO VIVO, AO MESMO TEMPO EM QUE SE OPERAVA UMA ESPÉCIE DE “CAIXA PARALELO” NO PLANALTO, QUE INCLUÍA RECURSOS SACADOS DE CARTÕES CORPORATIVOS.

PAGAMENTOS FEITOS EM AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL, LOCALIZADA DENTRO DO PALÁCIO, INCLUSIVE A FATURA DE UM CARTÃO DE CRÉDITO USADO PELA EX-PRIMEIRA-DAMA MICHELLE BOLSONARO, MAS EMITIDO EM NOME DE UMA AMIGA.

ÁUDIOS COM A VOZ DE BOLSONARO QUE INDICAM QUE O PRESIDENTE CONTROLAVA E TINHA CIÊNCIA DE TUDO.

A íntegra da matéria poderá ser acessada gratuitamente, sem a necessidade de pagamento ou cadastramento no site. A reportagem do Metrópoles tentou contato com o presidente e não obteve resposta. A amiga da primeira-dama não quis dar entrevista, dizendo ser um “assunto pessoal”.

Se tudo for confirmado adiante, Jair Bolsonaro estará muito mais encrencado do que já está, por supostos crimes contra o Estado de Direito. A chance, inclusive, de cadeia aumentaria sobremaneira, ainda que a Justiça brasileira seja célebre em tardar e falhar. É bom lembrar, aliás, que a inelegibilidade é quase certa.

Torço muito para que Rangel e o Metrópoles estejam 100% certos. Se isso ocorrer, terei enorme prazer em olhar nos olhos de cada conhecido – amigo ou ex-amigo – e perguntar: e o mito, hein? Quero ver quantos terão a hombridade de reconhecer o papel ridículo a que se prestaram, e quantos terão a humildade de se desculpar.