Defesa de Bolsonaro pede que ex-presidente cumpra pena em casa

Condenado por trama golpista, Bolsonaro está em prisão domiciliar desde agosto e pode ser enviado a prisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar desde agosto - AFP

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta sexta-feira, 21, que o ex-presidente cumpra em prisão domiciliar a pena de 27 anos e três meses de prisão à qual ele foi condenado por uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A solicitação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo os advogados de Bolsonaro, o cumprimento da pena em casa teria um caráter humanitário, já que o ex-presidente sofre com problemas de saúde desde que foi esfaqueado na campanha presidencial de 2018 e precisa de monitoramento médico constante. A definição do regime ocorrerá caso o tribunal rejeite os recursos apresentados pela defesa e mantenha a condenação, cenário mais provável atualmente.

Bolsonaro está preso em casa

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde agosto, quando descumpriu medidas cautelares impostas por Moraes em outro processo. Desde que foi condenado no Supremo pela trama golpista, a expectativa difundida por aliados e especialistas é de que ele seja enviado para cumprir a pena em regime fechado, com a Penitenciária da Papuda, em Brasília, como destino mais provável.

A saúde do ex-presidente, no entanto, atrasa a definição. O mesmo Moraes autorizou o ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção, a cumprir a pena em domicílio pelo mesmo motivo, e mesmo adversários como o ex-ministro José Dirceu (PT) defenderam que Bolsonaro não tem condições de permanecer em um presídio.