Bolsonaro passa por cirurgia no intestino em Brasília

José Aldenir / AFP
Ex-presidente Jair Bolsonaro é fotografado antes de embarcar em uma ambulância ao deixar o Hospital Rio Grande, em Natal Foto: José Aldenir / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi encaminhado na manhã deste domingo, 13, ao centro cirúrgico do Hospital DF Star, em Brasília, onde passa por um procedimento de desobstrução no intestino. De acordo com o boletim médico divulgado por volta das 10h, Bolsonaro “está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”.

O ex-presidente foi transferido na noite de sábado, 12, para o Hospital DF Star, em Brasília (DF). “Após reavaliação clínico-cirúrgica, [o ex-presidente] foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico”, diz o boletim.

Na sexta-feira, 11, o ex-presidente deu entrada em um hospital de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte,  com “dores intensas e uma forte distensão abdominal”. Mais tarde, ele foi transferido para um hospital particular em Natal, onde passou a noite.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais no sábado, 12, Bolsonaro aparece saindo do hospital de Natal caminhando, com uma sonda no nariz e sendo ovacionado por apoiadores, antes de ser transferido para Brasília.

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal é consequência das sequelas deixadas pela facada sofrida por Bolsonaro em 2018, durante a campanha presidencial. Desde então, ele passou por várias cirurgias e segue com acompanhamento médico contínuo.

Segundo o médico Claudio Birolini, que também acompanha o caso, o quadro atual é um dos mais intensos já enfrentados por Bolsonaro. “Ele chegou bastante desidratado, com muita dor e distensão abdominal exuberante”, contou.