Bolsonaro passa por cirurgia contra hérnia em Brasília

Bolsonaro passa por cirurgia contra hérnia em Brasília

"Ex-presidenteSenador Flávio Bolsonaro lê carta em que o pai supostamente anuncia apoio à sua pré-candidatura à Presidência em 2026.O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado nesta quinta-feira (25/12) para passar por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal. O início do procedimento estava programado para as 09 horas, de acordo com boletim médico do hospital DF Star, com duração prevista de quatro horas.

Um pouco antes do horário marcado para o procedimento, Flávio Bolsonaro, que é filho do ex-presidente, leu uma carta a jornalistas em frente ao hospital, como reportou o portal g1. O senador atribuiu ao pai a autoria do texto, que apoia a sua pré-candidatura à Presidência nas eleições de 2026.

No início do mês, Flávio já havia anunciado a intenção de concorrer, afirmando ter sido designado pelo pai. Depois, entretanto, o senador sugeriu que a decisão era uma moeda de troca pela anistia de condenados pela trama golpista de 2022.

A carta lida por Flávio cita que Bolsonaro "paga um preço alto" com a "saúde e a família" para defender seus ideais, sendo a pré-candidatura do filho um " compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada."

Saída da prisão

Sob escolta policial, a saída para o hospital DF Star foi autorizada pelo juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo no qual Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão por ter atentado contra o Estado democrático de direito.

Na decisão, Moraes frisou que a Polícia Federal (PF) deveria oferecer vigilância e segurança a Bolsonaro durante a sua internação, bem como ao hospital, e manter equipes de plantão.

Está proibida a entrada de computadores, telefones, celulares ou qualquer equipamento eletrônico no quarto do ex-presidente, preso há 32 dias em Brasília. Apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi autorizada a acompanhar o marido enquanto familiar no hospital.

Um relatório de médicos da Polícia Federal confirmou que Bolsonaro, de 70 anos, precisava da cirurgia, uma vez que estaria sofrendo com até 40 soluços por minuto.

O problema seria decorrente do ataque a faca de que ele foi alvo durante a campanha presidencial de 2018. Desde então, Bolsonaro já foi submetido a diversas cirurgias e internações.

Moraes negou, entretanto, um novo pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa. Ele argumentou que não havia correspondência aos requisitos legais para o benefício e que Bolsonaro reiteradamente descumpriu medidas cautelares antes de ser levado à sede da PF.

ht (Lusa, ots)