Bolsonaro passa 1ª noite na Papudinha após transferência por ordem do STF

(ANSA) – BRASÍLIA, 16 GEN – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe, passou a primeira noite no complexo penitenciário da Papuda, na periferia de Brasília, para onde foi transferido no fim da tarde de ontem (15) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).   

Bolsonaro ficou alojado em uma cela da “Papudinha”, unidade situada dentro de um batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, onde também estão detidos outros réus condenados por participação na tentativa de golpe, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.   

O ex-presidente estava preso na Superintendência da Polícia Federal desde o fim de novembro, após o trânsito em julgado da condenação a 27 anos e três meses de prisão por liderar a organização envolvida na tentativa de golpe e por outros quatro crimes.   

A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e ocorreu sem aviso prévio aos familiares e aos advogados do réu.   

Nos Estados Unidos, onde reside, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que seu pai é vítima de perseguição por parte do magistrado, a quem chamou de “psicopata”.   

Já a senadora Damares Alves (Republicanos) anunciou que viajará na próxima semana a Washington para denunciar à Organização dos Estados Americanos (OEA) supostas “violações de direitos humanos” contra o líder de extrema direita. (ANSA).