SÃO PAULO E HAVANA, 26 MAI (ANSA) – O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira (26) que o presidente Jair Bolsonaro aceitou um convite de seu homólogo americano, Joe Biden, para participar da Cúpula das Américas em Los Angeles entre os dias 6 e 10 de junho.   

O Itamaraty disse ainda que existe a previsão de que Bolsonaro e Biden se encontrem em uma reunião bilateral durante a Cúpula. A pasta não informou, entretanto, quando aconteceria.   

Caso aconteça, será o primeiro encontro do líder brasileiro com o presidente dos Estados Unidos desde a posse do democrata, em 2021.   

A confirmação da viagem é feita poucos dias após Bolsonaro receber o enviado especial para a Cúpula das Américas, Christopher Dodd, e o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.   

No entanto, alguns países não foram convidados pelo governo americano, como Nicarágua, Venezuela e Cuba. A medida gerou uma reação imediata de México, Bolívia e Honduras, bem como países do Caribe, que declararam que não vão participar da cúpula se não forem convidados todos os países do hemisfério.   

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, disse que “em nenhum caso” participará da Cúpula das Américas, porque o governo americano tem a intenção de “excluir vários países, incluindo Cuba, Nicarágua e Venezuela, apesar da forte reivindicação regional de acabar com a exclusão de nações deste tipo de evento”.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Washington conduziu intensas negociações e exerceu uma pressão brutal para retirar as justas e firmes exigências da maioria dos países da região para que a cimeira seja inclusiva”, acrescentou o líder cubano.   

A Cúpula das Américas, a primeira sediada nos Estados Unidos desde 1994, reunirá lideres do continente com o objetivo de debater temas como o fortalecimento da democracia, direitos humanos e preservação do meio ambiente. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias