Bolsonaro participa de motociata com faixas pró-Trump em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata nesta terça-feira, 29, em Brasília (DF). Acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), ele acompanhou o percurso em cima de um trio elétrico.

+ De tornozeleira, Bolsonaro deve ir à primeira manifestação após medidas do STF

Bolsonaro não discursou ou interagiu com apoiadores, que carregavam faixas pró-Trump. Então coube aos aliados fazerem acenos públicos e tecerem críticas à Justiça brasileira. O senador Marcos Rogério (PL-RO) afirmou que o ex-presidente vem sendo alvo de “sanções desproporcionais” e sugeriu que as medidas cautelares violam o direito à liberdade de expressão.

“Por enquanto, presumimos que estamos em uma democracia. E não pode um presidente ter sua voz calada”, disse.

Durante a motociata, alguns apoiadores também exibiram cartazes com críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) e traziam apelos por “liberdade”.

Segundo o jornal O Globo, Bolsonaro demonstrou interesse em participar do ato sobre um moto, como fazia frequentemente durante seu mandato. Mas foi desaconselhado pelos seus advogados, que avaliaram que esse gesto poderia se interpretado como provocação ou até descumprimento simbólico das medidas restritivas impostas pelo STF.

Bolsonaro deixou o ato por volta das 16h e voltou para a casa, visto que é obrigada a fazer recolhimento noturno das 19h às 6h.