‘Bolsonaro não é como um amigo, é alguém que conheço’, diz Trump

NOVA YORK, 15 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta terça-feira (15) Jair Bolsonaro, mas negou ser um “amigo” do ex-mandatário brasileiro.   

Em uma breve declaração a repórteres na saída da Casa Branca, em Washington, o republicano avaliou o ex-chefe de Estado como um “bom homem” e uma pessoa honesta.   

“Bolsonaro é um bom homem e não é uma pessoa desonesta. Ele ama e lutou muito pelo povo brasileiro, e eles querem prendê-lo.   

Eu acho que é uma caça às bruxas e acho muito lamentável, ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo, porque Bolsonaro era um presidente muito respeitado”, disse Trump.   

Apesar das novas palavras amigáveis, o republicano negou ter laços de amizade com o ex-presidente brasileiro, indicando que o vê como alguém que conhece.   

“Olha, ele não é como se fosse um amigo, mas alguém que eu conheço, e eu o conheço como representante de milhões de pessoas. Os brasileiros são ótimas pessoas”, afirmou o americano.   

As palavras de Trump vieram pouco tempo depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter pedido a condenação de Bolsonaro na Ação Penal 2668, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.   

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que há “evidências claras” de que Bolsonaro liderou a “organização criminosa” que tentou impedir a transição de poder após as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).   

A PGR pede a condenação de Bolsonaro pelos crimes de organização criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado ao patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado. Caso o réu seja condenado por todos os delitos, a pena pode chegar a 43 anos de prisão. (ANSA).