Brasil

Bolsonaro faz piada sobre esposa de Macron

Bolsonaro faz piada sobre esposa de Macron

(Arquivo) Brigitte e Emmanuel Macron - AFP/Arquivos

A “guerra” entre o presidente Jair Bolsonaro e o francês Emmanuel Macron ganhou um novo capítulo. O brasileiro endossou o comentário de um internauta no Facebook que tirava sarro da primeira-dama francesa, Brigitte, em um episódio que ganhou destaque nesta segunda-feira (26) em vários jornais da Europa, os quais chamaram Bolsonaro de sexista.

No último sábado (24), um internauta postou a foto de Bolsonaro com a primeira-dama Michelle, de 37 anos. Na imagem, foi feita uma montagem com Macron e Brigitte, que tem 66 anos de idade. A postagem diz: “entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?”. O próprio presidente reagiu comentando “Não humilha, cara Kkkkkk”, ao internauta. Bolsonaro e o presidente francês vêm trocando farpas desde a semana passada, quando Macron criticou as queimadas na Amazônia e sugeriu levar o tema ao G7 para buscar soluções no fórum internacional.

O governo brasileiro viu na declaração do francês uma violação à soberania. Até um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, publicou um vídeo no Twitter que dizia que Macron era “idiota”. Diante da crise, o Palácio do Eliseu emitiu uma nota acusando Bolsonaro de “mentir” sobre sua política ambiental. Em julho, Bolsonaro cancelou uma reunião em Brasília com o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, e foi cortas os cabelos. O gesto foi considerado desrespeitoso.