O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, comparou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-guerrilheiro comunista Che Guevara, destacando o potencial do capitão reformado para transferir votos nas eleições de 2026.
“O eleitor dele é fiel. E essas coisas [processos na Justiça] tão fazendo com que ele vire um Che Guevara. O Che Guevara tinha um carisma como o Bolsonaro. E ele é lembrado até hoje”, afirmou Costa Neto.
+ Presidente do PL diz que Bolsonaro indicará candidato à Presidência em 2026
+ Valdemar diz que ‘se Tarcísio for candidato a presidente, irá para o PL’
O cacique do PL esteve no evento do grupo Esfera Brasil, na Zona Sul de São Paulo, que reuniu governadores e lideranças de partidos de centro e direita para debater o cenário para as eleições de 2026.
Segundo Valdemar, o objetivo da legenda é capitalizar influência em 2026, indicando nomes alinhados a Bolsonaro para disputar cargos majoritários e proporcionais em todo o País.
Durante o evento, o presidente do PL afirmou que Jair Bolsonaro ainda pode ser candidato à Presidência da República em 2026, apesar de estar inelegível por oito anos devido à condenação por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em 2023.
Bolsonaro está inelegível, é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado e cumpre prisão domiciliar por violar medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
“Quero dizer pra vocês o seguinte, o Bolsonaro tem grandes chances de ser candidato. Porque não tem como condená-lo. Vão ter que discutir o golpe, aliás, o que eles chamam de golpe. Que são 20 pés de chinelo quebrando as coisas. Isso é golpe?”, declarou.
Após a repercussão da fala, Valdemar negou, por meio de uma nota oficial compartilhada nas redes sociais da sigla, que tenha feito uma comparação direta entre os líderes.
“Que fique claro: Nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara, até porque o cubano era de esquerda e deixei isso claro. O que eu comparei foi o processo de mitificação e reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é. Jair é o legítimo líder da nossa direita e continuará sendo”, diz o comunicado.
Que fique claro:
Nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara, até porque o cubano era de esquerda e deixei isso claro.
O que eu comparei foi o processo de mitificação e reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é.
Jair é o legítimo líder…
— Partido Liberal – PL 22 (@plnacional_) August 25, 2025