A imprensa internacional repercutiu a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta segunda-feira, 4.
Al Jazeera (Catar)
Um dos veículos de maior repercussão do Oriente Médio, a Al Jazeera reportou a determinação como consequente de uma “violação de medidas cautelares” pelo ex-presidente e mencionou a ofensiva do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, contra o ministro Alexandre de Moraes e o STF.
BBC (Reino Unido)
A rede britânica reportou a ordem de prisão e contextualizou as manifestações que aliados do ex-presidente realizaram no domingo, 3, em várias capitais do país.
Politico (EUA)
O veículo americano reportou a ordem de prisão também sob a ótica do conflito político entre a Casa Branca e o Judiciário brasileiro.
Reuters (Reino Unido)
A agência internacional de notícias relatou a ordem de prisão e contextualizou a complexa situação jurídica do ex-presidente. “A decisão de Moraes de ordenar a prisão domiciliar do ex-presidente ocorre a cerca de um mês da provável data do início do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado pelo Supremo. A perspectiva, segundo fontes ouvidas pelo STF nos últimos meses, é que o ex-presidente venha a ser condenado nesse processo”.
The Guardian (Reino Unido)
Conforme o jornal britânico, a medida contra Bolsonaro foi justificada pelo risco de que ele atuasse para não ir a julgamento pela suposta tentativa de golpe de Estado.
O que aconteceu
+Bolsonaro também está proibido de usar celular e receber visitas
+Brasil tem dois ex-presidentes em prisão domiciliar
Em atualização