Bolsonaro é rejeitado por 63% da população e Lula por 51%, mostra pesquisa

Genial/Quaest mostra que parte da população não votaria no ex-presidente e nem no atual chefe do executivo

REUTERS/Diego Herculano
O ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: REUTERS/Diego Herculano

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 63% da população, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 9. O levantamento mostra que mais da metade dos brasileiros que conhece o político, não votaria nele. Por outro lado, 34% da população diz que votaria nele. 3% disserem não conhecer Bolsonaro. 

+ Pesquisa: Lula tem 48,1% das intenções de voto para 2026; Bolsonaro registra 42,1%

A rejeição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também atinge mais da metade da população brasileira. De acordo com a pesquisa, 51% das pessoas que conhecem o petista, não votariam nele. No entanto, 47% das pessoas disseram que o conhecem e que votariam nele e 2% afirmaram não conhecer o político.

Porém, o levantamento mostra que o possível candidato para as eleições de 2026 que mais possui rejeição é o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL): 68% dizem que conhecem o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que não votariam nele. Aqueles que votariam somam 20% e aqueles que não o conhecem são 12%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também tem grande rejeição (61%). Aqueles que votariam nela somam 27% e os que não conhecem a esposa de Bolsonaro são 12%.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), também sofre com grande rejeição. De acordo com a pesquisa, 60% da população o conhece e não votaria nele, enquanto 25% disse que o conhece e que votaria nele. 15% não sabe quem é o ex-ministro. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 41% de rejeição contra 26% de aceitação. 33% das pessoas ouvidas pela pesquisa disseram não conhecer o político. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparece com 40% de rejeição e 37% das pessoas dizendo que não o conhecem. 23% disse que o conhece e que votaria nele. 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é desconhecido por 52% da população. 34% dos eleitores falaram que o conhecem e que não votariam nele, enquanto 14% disseram que conhecem o político e que votariam nele. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também é desconhecido por grande parte da população: 54%. Além disso, 32% disse que o conhece e que não votaria nele e 14% afirma que o conhece e que votaria nele.

O levantamento foi feito entre os dias 2 e 5 de outubro com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Bolsonaro é rejeitado por 63% da população e Lula por 51%, mostra pesquisa