Bolsonaro é alvo de operação da PF e usará tornozeleira

(ANSA) – BRASÍLIA, 18 LUG – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) uma operação na residência e no escritório do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília.   

Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informou a PF em nota oficial, em meio às investidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar barrar o processo contra o ex-mandatário de extrema direita por golpe de Estado.   

Segundo informações divulgadas pelo portal G1, Bolsonaro terá de usar tornozeleira eletrônica, não poderá acessar redes sociais e terá de ficar em casa entre 19h e 7h. Além disso, o ex-presidente foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e com outros réus no caso da trama golpista e de se aproximar de embaixadas.   

Desde a semana passada, o Brasil tem sido alvo de repetidos ataques por parte do governo Trump, que anunciou um tarifaço de 50% contra as mercadorias do país a partir de 1º de agosto e citou como motivo uma suposta “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que arrisca pegar mais de 40 anos de prisão se for condenado pelo Supremo.   

Além disso, a Casa Branca abriu uma investigação contra uma série de práticas supostamente “desleais” do Brasil, como o incentivo ao Pix, sistema de pagamento mais utilizado no país.   

(ANSA).