No plano nacional, o presidenciável Alvaro Dias (Podemos) ainda não decolou, mas no Sul do País voa baixo. Está entre os primeiros. Segundo pesquisa feita pela BandNews no dia 24 de agosto, e divulgada nesta terça-feira 28, nos três estados da região Sul, o candidato do PSL a presidente Jair Bolsonaro lidera com 37%, seguido por Alvaro Dias com 20%.

Em terceiro vem Marina Silva (Rede) com 13% e em quarto está o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 10%. O tucano Geraldo Alckmin está com apenas 7% no Sul do País. Até por isso, Alckmin colocou a senadora Ana Amélia como sua vice. Ela é do Rio Grande do Sul e tem boa aceitação no Sul.

O candidato do PSDB fez esse movimento exatamente para neutralizar o bom desempenho de Alvaro Dias na região. Dias foi governador do Paraná, com boa aceitação, e se elegeu senador em 2014 com mais de 80% dos votos. Virou uma pedra no sapato para Alckmin. Tanto que o tucano quis que Alvaro fosse seu vice.

Alvaro, porém, se recusou ao papel de coadjuvante. O problema de Alvaro para crescer no resto do País é que ele é pouco conhecido no Nordeste, por exemplo, e a TV Globo não vem lhe dando o espaço isonômico na cobertura de sua campanha. O JN, da emissora, por exemplo, nem o convidou para as sabatinas que está promovendo com os demais candidatos. Talvez se tivesse mais espaço na TV, Alvaro pudesse estar melhor colocado. A “refundação da República”, seu projeto, apresenta boas propostas para mudar o País.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias