Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames em hospital

SÃO PAULO, 16 AGO (ANSA) – O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou na manhã deste sábado (16) ao Hospital DF Star, em Brasília, para a realização de exames médicos, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em função de uma nova crise de refluxo e soluços.   

Essa é a primeira saída de casa de Bolsonaro desde que Moraes o colocou em prisão domiciliar, em 4 de agosto, devido ao desrespeito de medidas cautelares impostas previamente.   

A expectativa é de que o ex-presidente passe de seis a oito horas no hospital, onde realizará coleta de sangue e urina, endoscopia e ultrassonografia da próstata.   

Segundo o senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do líder de extrema direita, as crises de soluço e dificuldades para falar “aumentaram depois da prisão domiciliar”.   

O quadro é atribuído a uma esofagite, ou seja, uma inflamação no esôfago, em função do procedimento realizado em abril passado, quando Bolsonaro foi submetido a uma laparotomia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.   

Réu por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relativos aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o ex-presidente está com julgamento marcado na Primeira Turma do STF e arrisca pegar até 43 anos de prisão.   

O processo começará em 2 de setembro e também já tem sessões marcadas para os dias 3, 9, 10 e 12 do mesmo mês. (ANSA).