Bolsonaro decide não ir à 1ª audiência de julgamento

(ANSA) – BRASÍLIA, 02 SET – O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu não comparecer à primeira audiência do julgamento do “Núcleo Crucial” da tentativa de golpe, que se realiza nesta terça-feira (2) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).   

Os advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, que comandam a defesa de Bolsonaro, explicaram que o cliente optou por permanecer em seu domicílio, em um condomínio no Jardim Botânico, área nobre de Brasília, por “razões de saúde”, conforme informaram o portal UOL e a CNN Brasil.   

A esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, e a equipe médica que o submeteu a uma cirurgia de cerca de 12 horas em abril passado também recomendaram que ele não compareça ao STF.   

Bolsonaro está em prisão domiciliar e precisa de autorização do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, para comparecer à Corte.   

Ainda assim, uma fonte próxima do político disse que ele poderia surpreender e ir ao Supremo, a exemplo do que ocorreu em 25 de março, quando chegou de forma inesperada momentos antes do início do julgamento da aceitação da denúncia do plano de golpe.   

Bolsonaro e outros sete réus começam a ser julgados nesta terça-feira por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e outros crimes. O ex-presidente pode pegar até 43 anos de prisão. (ANSA).