Brasil

Bolsonaro confirma acordo com EUA sobre base de Alcântara

SÃO PAULO, 14 MAR (ANSA) – O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (14) que assinará com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, um acordo para o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão.   

Bolsonaro embarca para os EUA no próximo domingo (17) e será recebido na Casa Branca na terça-feira (19), quando deve discutir outras parcerias com o governo americano e a crise na Venezuela. “Desde o governo Lula nós tentamos esse acordo, e não tivemos sucesso, muito mais por uma questão ideológica do que por uma questão técnica”, declarou o presidente, em transmissão ao vivo no Facebook.   

“Estamos perdendo dinheiro naquela região há muito tempo, poderíamos estar lançando satélite para o mundo todo”, acrescentou o presidente, lembrando que o acordo precisará do aval do Congresso.   

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que também participou do vídeo, o Brasil pode se tornar o “principal ponto de lançamento de satélites comerciais” no mundo, devido à localização privilegiada da base de Alcântara, perto da linha do equador.   

Bolsonaro também confirmou que viajará ao Chile logo após voltar de Washington. “A gente volta, descansa uns dois ou três dias, e vamos para Israel”, concluiu o presidente.   

Além disso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, presente na transmissão, citou uma viagem à China no segundo semestre, mas sem indicar se o próprio Bolsonaro liderará a comitiva ou não. (ANSA)