Bolsonaro comemora defesa de Trump e chama de ‘aberração’ processo que o tornou réu

Reuters/Tom Brenner
Donald Trump e Jair Bolsonaro durante encontro em Palm Beach, na Flórida, em 2020 Foto: Reuters/Tom Brenner

Jair Bolsonaro (PL) comemorou a defesa feita nesta segunda-feira, 7, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o aliado é alvo de uma “caça às bruxas”.

[Recebi essa declaração] com alegria. Trump é um grande chefe de Estado com o qual convivi por dois anos, sempre defendendo nossas nações e a liberdade”, declarou o ex-presidente ao canal CNN Brasil.

Trump afirmou em sua rede social Truth Social que Bolsonaro, sua família e apoiadores são alvo de uma “caça às bruxas” por parte do Judiciário brasileiro. Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil tem instituições soberanas e “ninguém está acima da lei”.

Bolsonaro fala em perseguição

Réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após as eleições de 2022, Bolsonaro chamou o processo em que será julgado de “aberração jurídica” e “perseguição política“.

Ao canal Bandeirantes, o ex-presidente também afirmou que o processo é movido por uma “uma delação premiada com mentiras, desacertos, fatos inverídicos e o próprio acesso em si, da forma como tem sido tratado, é algo que salta aos olhos”. Caso seja condenado pela trama golpista, ele poderá pegar 43 anos de prisão.

*Com informações da Ansa