POLÍTICA

Bolsonaro chega a Dubai, primeira parada do roteiro de uma semana no Oriente Médio

Crédito: Reprodução

Neste sábado (13), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O desembarque de hoje é a primeira parada de uma viagem ao Oriente Médio para visitar três países até o dia 18. Além dos Emirados (Dubai e Abu Dhabi), o chefe do Executivo vai passar por Bahrein (a capital Manama) e Catar (Doha).

Diferentemente da postura que adota no Brasil, Bolsonaro chegou ao Oriente Médio usando máscara. O presidente está acompanhado pela primeira-dama Michelle e pelos filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro. Além da família, a comitiva de Jair é composta pelos ministros Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Defesa), Gilson Machado (Turismo), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Carlos França (Relações Exteriores) e os secretários Flávio Rocha (Assuntos Estratégicos) e Mário Frias (Cultura).

Em comunicado, a Secretaria de Comunicação Social informou que Bolsonaro foi recebido no aeroporto de Dubai “com honras militares simplificadas e recebeu os cumprimentos do Embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Embaixador Fernando Luís Lemos Igreja e do Ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicativos de Trabalho Remoto, Omar bin Sultan Al Olama”.

Na agenda de compromissos do sábado, Bolsonaro tem previsão de ir à Expo 2020, a exposição universal, que na edição deste ano ocorre em Dubai, e também deve ter uma reunião bilateral com o primeiro-ministro dos Emirados Árabes e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.