O presidente americano, Donald Trump, destacou nesta terça-feira o bom momento que as relações Estados Unidos-Brasil estão passando, ao receber o colega brasileiro, Jair Bolsonaro, na Casa Branca. “O Brasil e os Estados Unidos nunca estiveram mais próximos do que estamos agora”, declarou Trump a Bolsonaro no Salão Oval.

Trump disse ainda que apoia o pedido do Brasil de entrar para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sobre a Venezuela, o presidente dos EUA disse apenas que “todas possibilidades estão sendo analisadas”.

Trump deu uma camisa da seleção americana de futebol ao presidente brasileiro. “O Brasil tem grandes jogadores, posso me lembrar do Pelé, entre outros”, afirmou o americano. Bolsonaro retribuiu o presente dando uma camisa brasileira ao chefe de estado americano.

Bolsonaro disse que admira Trump e que quer ter um “grande Brasil” assim como ele quer ter uma grande América – uma referência ao slagan de campanha do republicano: “Make America Great Again”, segundo o Estadão Conteúdo.

A viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos é a primeira com caráter bilateral. Mas a segunda internacional, pois a primeira foi a Davos, na Suíça, para o Fórum Mundial.

* Com AFP, agência Brasil e Estadão Conteúdo

Trump recebe Bolsonaro na Casa Branca e diz apoiar Brasil na OCDE
Brendan Smialowski / AFP