SÃO PAULO, 22 OUT (ANSA) – Faltando menos de uma semana para o segundo turno das eleições, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, soma 60% das intenções dos votos válidos, contra 40% do petista Fernando Haddad, informou hoje (22) um levantamento feito pelo Instituto FSB e pelo banco BTG Pactual.

No cenário que levou em conta apenas os votos válidos (excluídos os brancos, nulos e os eleitores indecisos), Bolsonaro apareceu na liderança da pesquisa com 60%, enquanto Haddad atingiu 40%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Já na pesquisa estimulada, aquela que o eleitor escolhe em uma lista de nomes de candidatos, Bolsonaro registrou 52% das intenções, enquanto Haddad somou 35%. Brancos e nulos, assim como os indecisos, somam 4%. Já os eleitores que declararam que não votaria em nenhum deles são 5%.

Na intenção de voto espontânea, na qual o eleitor lembra de cabeça em quem vai votar, o candidato do PSL ficou com 48%, e o petista, com 31%. Os eleitores que não sabem ou não souberam responder e que pretendem votar branco ou nulo são 11%.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas por telefone, com idades a partir de 16 anos. A pesquisa já foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).(ANSA)