Finanças

Bolsas europeias fecham em queda após BCE manter taxas de juros inalteradas


O mercado financeiro da Europa fechou em queda nesta quinta-feira, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado a manutenção das taxas de juros nos níveis atuais, de 0% para as taxas de refinanciamento e de -0,40% par as de depósito. Com isso, o índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o pregão em baixa de 0,30%, para 349,59 pontos.

As bolsas europeias, que iniciaram o dia sem uma direção bem definida, começaram a cair de forma mais consistente após a coletiva de imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi. Em suas respostas, Draghi indicou que a instituição adotará uma postura de “esperar para ver” na política monetária, uma vez que medidas de estímulo monetário foram anunciadas em março. O BCE também reafirmou o seu compromisso de combater a baixa inflação e estimular o crescimento econômico.

“Embora a falta de quaisquer brindes adicionais do BCE levou a alguma decepção inicial em mercados, esta foi rapidamente contrariada por uma percepção de que seus comentários continuam a reforçar a ideia de que o banco central não tem pressa alguma para abandonar a sua orientação de política monetária frouxa” ponderou Chris Beauchamp, analista de mercado sênior da IG, em uma nota.

As duas bolsas que puxaram o índice Stoxx 600 para baixo foram as de Londres, com queda de 0,45%, para 6.381,44 pontos; e a de Paris, com recuo de 0,20%, para 4.582,83 pontos. O mercado do Reino Unido também foi impactado pelo fraco resultado das vendas no varejo do país em março. O indicador, divulgado pela manhã, apresentou retração de 1,3% em relação a fevereiro. O dado intensificou preocupações em relação ao crescimento da economia britânica, em meio às discussões sobre o referendo de saída ou permanência na União Europeia, marcado para 23 de junho.

Na contramão do mercado europeu como um todo, algumas bolsas fecharam em alta: Frankfurt, com avanço de 0,14%, para 10.435,73 pontos; Milão, com ganho de 0,40%, para 18.732,96 pontos; Madri, com alta de 0,55%, para 9.197,20 pontos; e Lisboa, que avançou 0,24%, para 5.083,98 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Aprenda a fazer a deliciosa receita de feijoada da cantora Ivete Sangalo
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Receita fácil e rápida de pavê de amendoim para o fim de semana
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

bolsas Europa