As bolsas de Nova York alternaram altas e quedas no pregão desta quinta-feira, 29, mas fecharam com ganhos, enquanto investidores digeriam os recentes desdobramentos judiciais sobre as tarifas “recíprocas” impostas pelo governo de Donald Trump, os resultados da Nvidia e dados econômicos dos Estados Unidos.
O Dow Jones subiu 0,28%, aos 42.215,73 pontos; o S&P 500 avançou 0,40%, aos 5.912,17 pontos; e o Nasdaq encerrou em alta de 0,39%, aos 19.175,87 pontos. Os dados são preliminares.
As ações da Nvidia avançaram 3,24%, impulsionadas por resultados que superaram as expectativas do mercado. A Boeing subiu 3,32% após o CEO Kelly Ortberg afirmar a intenção de elevar a produção do 737 MAX para 42 aeronaves por mês. Destaque também para a E.l.f. Beauty, que registrou alta histórica de 23,7%, seu maior ganho porcentual diário, após anunciar a compra da marca de maquiagem Rhode, de Hailey Bieber, por US$ 1 bilhão.
Por outro lado, a Salesforce recuou 3,30%, apesar de ter elevado suas projeções de receita e lucro ajustado para o ano. A Best Buy caiu 7,27% após cortar suas projeções de vendas e lucro, citando preocupações com o impacto das tarifas.
No cenário político, a Corte de Apelações do Circuito Federal dos EUA suspendeu temporariamente a decisão judicial de ontem, que havia anulado ordens executivas do presidente americano. A medida cautelar vale “até nova ordem”, enquanto a Corte avalia o pedido formal do governo para suspender os efeitos da decisão de primeira instância.
Também foram acompanhadas as declarações do presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, que afirmou existir a possibilidade de cortes nas taxas de juros caso as tarifas sejam evitadas. Mais cedo, o Fed comunicou que o presidente Jerome Powell se reuniu hoje com Trump em Washington, mas não teria discutido o rumo da política monetária.
No campo econômico, o PIB dos EUA no primeiro trimestre contraiu menos do que o esperado, e o núcleo da inflação medida pelo PCE foi revisado para baixo. Os pedidos de auxílio-desemprego subiram, atingindo o maior nível desde novembro de 2021, e as vendas pendentes de imóveis caíram em ritmo maior que o esperado.
*Com informações da Dow Jones Newswires