Economia

Bolsas de NY fecham com ganhos moderados, após dados firmes no EUA e Fed


Att. Srs. Assinantes,

A nota publicada anteriormente continha uma incorreção. A cotação de fechamento do Dow Jones foi 36.142,22 pontos, não como constava. Segue versão corrigida:

As bolsa de Nova York fecharam com ganhos moderados nesta terça-feira, após dados sólidos referentes à economia dos Estados Unidos. Investidores monitoraram também declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre as perspectivas da política monetária.

No fechamento, o Dow Jones avançou 0,15%, a 36.142,22 pontos. O S&P 500 ganhou 0,39%, a 4.700,90 pontos. Já o Nasdaq se elevou 0,76%, a 15.973,86 pontos.

Pela manhã, o Departamento de Comércio dos EUA informou que as vendas no varejo no país cresceram 1,7% em outubro ante setembro, para US$ 638,2 bilhões, acima da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de avanço de 1,5%. A produção industrial, por sua vez, reverteu queda observada no mês anterior e subiu 1,6% na mesma base comparativa.

No início da tarde, a Associação Nacional de Construtoras revelou que o índice de confiança das construtoras avançou três pontos em novembro, a 83, na terceira alta consecutiva.

Os indicadores ajudaram os negócios a manterem o tom positivo durante boa parte do pregão. “Todos os sinais apontam para um período de festas de final de ano muito forte para os varejistas e isso deve ajudar a manter as ações subindo”, avalia o analista Edward Moya, da Oanda.

Os dados também impõem mais pressão ao Fed no processo de aperto monetário, diante da persistente escalada da inflação. O líder da distrital do BC americano em St. Louis, James Bullard, voltou a dizer hoje que o processo de retirada de estímulos – conhecido como “tapering” – pode terminar no primeiro trimestre de 2022, quando seria avaliado o cronograma de aumento de juros.

A líder da regional de São Francisco, Mary Daly, por sua vez, argumentou que uma elevação da taxa básica faria pouco para resolver os problemas de oferta predominantes no momento.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua