Por Laís Adriana
São Paulo, 24/12/2025 – As bolsas da Europa operam sem sinal único, em dia de liquidez reduzida na véspera do feriado de Natal. Em Frankfurt e Milão, os mercados fecharam já nesta quarta-feira, enquanto o restante das praças terá pregão reduzido.
Por volta das 6h18 (de Brasília), o Stoxx 600 avançava 0,05%, a 589,05 pontos, estendendo ganhos da sessão anterior, quando renovou recordes de fechamento a 588,73 pontos e de máxima a 589,47 pontos.
Os mercados europeus abriram a sessão desta quarta-feira sem ímpeto e com dificuldade em firmar direção. Analistas da Sucden Financial apontam que a liquidez dos mercados já teve queda significativa neste final de ano.
Assim, o subíndice de recursos básicos do Stoxx operava estável, apesar dos novos recordes de commodities metálicas. O setor de energia tinha ganhos modestos de 0,27%, refletindo notícias de novos ataques a infraestrutura energética entre Rússia e Ucrânia e outras tensões ao redor do globo, que contribuíam para leve avanço do petróleo nesta madrugada.
Entre ações de destaque, a BP subia 0,22% em Londres, após planos da petrolífera britânica de vender sua unidade de lubrificantes, a Castrol, para a Stonepeak por US$ 10 bilhões. Em Paris, a Sanofi cedia 0,11%, depois de anunciar compra da americana Dynavax em acordo de US$ 2,2 bilhões.
No fronte político, o Parlamento da França aprovou o orçamento emergencial do premiê Sebástien Lecornu, que visava estender a proposta de 2025 até 2026 para impedir um shutdown enquanto o governo trabalha em um novo plano para o próximo ano.
Às 6h45 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,11%, a de Paris avançava 0,23%, a de Madri subia 0,06% e a de Lisboa cedia 0,14%.
Contato: lais.almeida@estadao.com