As poucas bolsas asiáticas que operaram nesta quinta-feira tiveram altas significativas, seguindo os ganhos vistos ontem em Nova York, mas a liquidez na região foi limitada pela aproximação do feriado do ano-novo lunar, que manteve vários mercados locais fechados.

Ontem, os principais índices acionários americanos subiram mais de 1%, ampliando a valorização recente em Wall Street para o quarto pregão seguido, após os históricos tombos que haviam sofrido na semana passada.

Na China, não houve negócios hoje e os mercados continuarão fechados até o dia 21, em função da comemoração do ano-novo lunar. Na Coreia do Sul, o mercado fica inativo nesta quinta e amanhã. Em Taiwan, a bolsa não opera desde terça-feira.

Em Tóquio, Nikkei subiu 1,47% nesta quinta, a 21.464,98 pontos, apagando parte das perdas de 3,4% que acumulou nos três pregões anteriores. O índice japonês foi impulsionado não apenas pela recuperação em Nova York, como também por balanços corporativos domésticos.

Já em Hong Kong, o Hang Seng avançou 1,97%, a 31.115,43 pontos, encerrando os negócios mais cedo do que o normal também devido ao ano-novo lunar. Amanhã, o mercado local também ficará fechado. Ao longo da semana, o Hang Seng acumulou ganhos de 5,4%, exibindo seu melhor desempenho desde abril de 2015 e eliminando metade da queda que registrou na semana passada.

Na capital filipina, Manila, o PSEi teve leve alta de 0,17% hoje, a 8.612,44 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana foi beneficiada principalmente por petrolíferas e mineradoras, um dia depois de os preços do petróleo saltarem mais de 2% em Nova York e Londres. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,16% em Sydney, a 5.909,00 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.