As principais bolsas asiáticas fecharam na maioria em território positivo nesta terça-feira, recuperando-se da jornada negativa do dia anterior, porém Tóquio teve baixa modesta. O temor relacionado e mercados emergentes continuou a influir nos negócios, mas em várias praças locais houve um movimento positivo nas últimas horas no pregão, inclusive na China.

A Bolsa de Xangai fechou em alta de 1,10%, em 2.750,58 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, teve ganho de 1,17%, a 1.532,44 pontos. Xangai interrompeu uma sequência de cinco recuos consecutivos, com papéis de seguradoras e companhias do setor imobiliário em destaque. Entre as ações em foco, Ping An e Vanke subiram 3,3% e 3,7%, respectivamente.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,94%, em 27.973,34 pontos, após três quedas seguidas. A gigante da internet Tencent teve ganho de 1,7%, após a publicação de um artigo do estatal Diário do Povo com informações sobre os esforços do governo da China na área de jogos online. Unicom, por sua vez, teve alta de 5,9%, a maior em dois anos, em meio a relatos de que ela poderia passar por uma fusão com a China Telecom.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei teve queda de 0,05%, a 22.696,90 pontos, mesmo com o iene mais fraco, que tende a apoiar ações de exportadoras japonesas. Os volumes negociados foram mais modestos que a média, após o feriado da segunda-feira nos EUA. Investidores avaliavam se a redução mais recente no calendário de compras de bônus do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) poderia ser um indicativo de mudança futura na atual política monetária bastante relaxada.

Em Seul, o índice Kospi subiu 0,38%, a 2.315,72 pontos, com recuperação parcial do setor de tecnologia, que havia mostrado fraqueza na segunda-feira. Hyundai Motor teve ganho de 1,2%, entre as ações em foco, mas a siderúrgica Posco recuou 0,8%.

Em Taiwan, o índice Taiex subiu 0,52%, a 11.021,38 pontos, após três baixas seguidas. Fornecedora de câmeras para smartphones, Largan se destacou, em alta de 4,3%, em meio a expectativas de que o iPhone poderia ter uma grande atualização em 2019.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,28%, em 6.293,10 pontos, na Bolsa de Sydney. Companhias do setor financeiro tiveram dia negativo, em baixa de 0,7%, e as do setor de energia perderam 1%. Como esperado, o Banco Central da Austrália manteve a taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%, no mesmo patamar desde agosto de 2016.