Por Sergio Caldas
São Paulo, 19/05/2025 – As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira, à medida que investidores digeriram o rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Moody’s e dados mistos de indústria e varejo da China.
Liderando as perdas na Ásia, o índice Taiex caiu 1,46% em Taiwan, a 21.523,83 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,89% em Seul, a 2.603,42 pontos, o japonês Nikkei cedeu 0,68% em Tóquio, a 37.498,63 pontos, e o Hang Seng teve perda marginal de 0,05% em Hong Kong, a 23.332,72 pontos.
Na sexta-feira (16), a Moody’s cortou o rating soberano dos EUA, de ‘Aaa’ para ‘Aa1’, citando a incapacidade da maior economia do mundo de conter o aumento de sua dívida federal ao longo de mais de uma década.
Na China continental, o índice Xangai Composto ficou estável, em 3.367,58 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,33%, a 1.993,14 pontos.
A última rodada de indicadores chineses mostrou que a produção industrial cresceu mais do que o esperado em abril, mas as vendas no varejo avançaram em ritmo mais lento do que o previsto.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o viés negativo da Ásia e ficou no vermelho, interrompendo uma sequência de oito pregões de ganhos. O S&P/ASX 200 caiu 0,58% em Sydney, a 8.295,10 pontos.
Contato: sergio.caldas@estadao.com