As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com investidores se mostrando mais esperançosos de que Estados Unidos e China consigam avançar nas negociações comerciais que serão retomadas na próxima semana.

A melhora do humor veio após o diretor do Conselho Nacional de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro, classificar ontem como “falsos” recentes relatos sobre planos dos EUA de impor restrições a empresas chinesas.

Autoridades de alto escalão dos EUA e da China devem voltar à mesa de negociações no próximo dia 10, em Washington.

Como líder da delegação de Pequim, o vice-primeiro-ministro chinês Liu He viajará para a capital americana logo após o feriado chinês da “semana dourada”, que começou hoje e se estenderá até o dia 7.

Devido ao feriado, que marca também o 70º aniversário da Revolução Comunista na China, as bolsas do país só voltarão a operar na próxima terça-feira (08). A de Hong Kong também permaneceu fechada hoje.

O índice japonês Nikkei subiu 0,59% em Tóquio nesta terça, a 21.885,24 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,45% em Seul, a 2.072,42 pontos, e o Taiex registrou alta de 1,27% em Taiwan, a 10.967,65 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também se valorizou, após o banco central local cortar hoje seu juro básico pela terceira vez este ano, para a mínima histórica de 0,75%. O S&P/ASX 200 terminou o pregão em Sydney com ganho de 0,81%, a 6.742,80 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.