As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em território positivo nesta quarta-feira. Nas praças da China, houve fraqueza inicial, após as altas fortes de ontem, mas os índices voltaram a ganhar fôlego e firmaram-se com mais ganhos, com papéis ligados ao setor de tecnologia em destaque. Na Bolsa de Tóquio, houve avanço pelo quarto pregão seguido, em dia de decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) que, como esperado, manteve os juros.

A Bolsa de Xangai fechou em alta de 1,14%, em 2.730,85 pontos, e a de Shenzen, de menor abrangência, avançou 1,36%, a 1.487,95 pontos. Xangai obteve a máxima de fechamento em duas semanas, em uma jornada positiva para ações de empresas ligadas a semicondutores, após o Alibaba anunciar que pretende estabelecer uma base de fabricação de microchips. Nationz Tech, Will Semi e Acetron New Materials atingiram a valorização máxima diária, de 10%, e o setor de infraestrutura também subiu.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com ganho de 1,19%, em 27.407,37 pontos. A maioria dos setores ligados à China avançou hoje. Megniu Dairy foi destaque, em alta de 6,9%, e Geely subiu 5,7%, em dia positivo também para o setor financeiro. China Construction Bank teve alta de 1,7%.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,08%, a 23.672,52 pontos, sua quarta alta seguida e próximo das máximas em oito meses. A alta nos Treasuries durante a madrugada apoiou a ação de seguradoras japonesas, que são grandes compradoras dos bônus dos EUA. Já os juros dos bônus do governo do Japão (JGB) recuaram das máximas da sessão no fim do dia local, após o Banco do Japão (BoJ) manter a política e reafirmar seu compromisso com um relaxamento monetário por período prolongado.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em baixa de 0,02%, em 2.308,46 pontos. A Bolsa de Tóquio foi na contramão das demais, com ações dos setores de construção e que consomem mais petróleo pressionadas. Samsung Electronics subiu 1,2%, porém empresas ligadas à construção recuaram, como a fabricante de cimento Busan (-4,6%). Korea Electric Power recuou 1,9%, na mínima em cinco anos, e Korean Air caiu 2,3%, pressionada pelo preço do petróleo.

Em Taiwan, o índice Taiex fechou em alta de 0,90%, a 10.857,27 pontos. Taiwan Semi teve alta de 1,4% e algumas ações atingiram o patamar máximo de valorização diária, de 10%.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 teve ganho de 0,46%, a 6.190,00 pontos. Entre os papéis mais negociados, South32 subiu 2,10% e Australian Mines ganhou 14,63%, porém Telstra caiu 1,56%.